Seguidores

sábado, 26 de maio de 2012

Os doze frutos do Espírito Santo

Se o Espírito Santo colocou em nós as admiráveis disposições que são os sete Dons (Ciência, Conselho, Entendimento, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus), foi para que déssemos Frutos. "Eu vos escolhi e vos destinei para que vades e deis Frutos, e o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16), disse Jesus a seus apóstolos. Esse fruto será tanto mais abundante e saboroso quanto mais docilmente o ramo se deixar podar e limpar pelo Vinhateiro Divino (Jesus), aceitando generosamente os pedidos que Ele nos fizer.

DISTINÇÃO ENTRE OS DONS E OS FRUTOS
•        Os Dons são dados, o fruto é gerado.
•        Os Dons vem após o Batismo no espírito Santo, o fruto é na conversão.
•        Os Dons são de fora para dentro, os Frutos vem de dentro para fora.
•        Os Dons já vem completo, o Fruto requer tempo para crescer.
•        Os Dons vem pelo Espírito, os Frutos vem por Jesus.
•        Os Dons são distintos, os Frutos é indivisível.
•        Os Dons confere poder, os Frutos confere autoridade.
•        Os Dons identificam o que fazemos, os Frutos mostra o que somos.
•        O mais interessante é que os Dons podem ser imitados, porem os Frutos nunca será.
OS FRUTOS DO ESPÍRITO
O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir seus Frutos. Quais são os frutos?
A tradição da Igreja enumera doze frutos que são:
1. AMOR
2. ALEGRIA
3. PAZ
4. PACIÊNCIA
5. LONGAMINIDADE
6. BONDADE
7. BENIGNIDADE
8. MANSIDÃO
9. FIDELIDADE
10. MODÉSTIA
11. CONTINÊNCIA
12. CASTIDADE
EIS OS FRUTOS VAMOS CONHECÊ-LOS
AMOR: Alem de ser um fruto que plantamos em nossos corações é o maior sentimento de dedicação absoluta para com o outro, é se doar totalmente ao outro é o nosso imenso Amor ao Pai.
ALEGRIA: A base desse fruto é o fruto do Amor, Deus nos que alegres, pois ele não nos criou para a tristeza, é o prazer de se viver.
PAZ: Com a união do Amor e da Alegria se tem o grande sentimento interno e externo da Paz que Deus nos deixou, é a ausência de medo de culpa a ausência de Guerras.
PACIÊNCIA: Um dos Frutos que nos dá a qualidade de saber esperar, uma virtude que consiste suportar dores, infortúnios com uma tranqüilidade que só Deus suportou.
LONGANIMIDADE: Um dos Frutos difíceis de entender, pois ele esta interligado com a Paciência e a Paz, significa ser magnânimo, grande na alma e generoso, um fruto sobrenatural que é à disposição da alma que nos permite esperar, sem se queixar das amargurar dos planos de Deus de santidade para todos nós. É uma certeza de que se cumprira em nossa alma todos os desígnios eternos de Deus e esta certeza eleva a alma e traz uma Paz que nada pode perturbar.
BONDADE: É simplesmente querer o bem para o outro, mas não basta querer o bem para que o Amor seja eficaz, a Bondade deve nos levar a ter atos concretos para o bem do outro o que nos leva ao fruto da Benignidade.
BENIGNIDADE: É o Amor mostrando compaixão é procurar nunca magoar ninguém, é o ato de fazer o bem sem precisar recompensa por isso.
MANSIDÃO: É o fruto que nos deixa manso perante a Deus, assim nos deixa obediente para com Deus e seus ensinamentos, a Mansidão nos da à vontade para suportarmos as contrariedade com suavidade e sem irritação, sem dar amostras de impaciência e muito menos fúria.
FIDELIDADE: É a qualidade de sermos fiel, leal, honrado, aquele que não falha, a qualidade de sermos verdadeiro, é a uma qualidade sobrenatural que nos inclina a dar ao próximo tudo o que lhe é devido, sob que forma for, é a justiça perfeita, é o que devemos ao próximo, Amor um Amor misericordioso, gratuito, um Amor de boa vontade e um Amor compassivo, um Amor que tem piedade, compaixão.
MODÉSTIA: É um fruto com total ausência de vaidade, total desinteresse de atrair a atenção para si, sobre seus exageros, sobre suas virtudes, Dons ou qualidades, paixão ou beleza, é moderação nas ações e na conduta.
CONTINÊNCIA: É se conter, controle de seus instintos, poder sobre sua própria pessoa, é privar-se dos prazeres tendo assim domino sobre si.
CASTIDADE: A Castidade é o contrário do que muitas pessoas pensam, ser castro, não é simplesmente ser virgem (sentido puro do corpo). Ter o fruto da Castidade é ser fiel para com seu dom, para com sua vocação perante Deus, é ser fiel a suas promessas, a sua Fé. Falando no sentido do significado da palavra Castidade, é ser castro se abstendo assim de relações sexuais. Vivemos assim a nossa Castidade em nossa vocação, por exemplo, ser fiel intimamente para com ao Sacramento do Matrimônio, ser fiel para com seu esposo ou esposa, ser fiel ao Sacramento da Ordem, ser fiel para com Deus, se abstendo assim de relações sexuais, é o fruto do Amor agindo em nós, por isso o fruto da Castidade tem que ser vivido e vivenciado.
FRUTOS DA CARNE QUE NÃO PODEMOS TER
•        Fornicação
•        Impureza
•        Libertinagem
•        Idolatria
•        Superstição
•        Inimizades
•        Brigas
•        Ciúmes
•        Ódio
•        Ambição
•        Discórdia
•        Partidos
•        Invejas
•        Bebedeiras
•        Orgias
•        E outras coisas semelhantes (Gl 5,19)
        
Esses frutos da carne são gerados se colocarmos obstáculos em nossas vidas, esses obstáculos são nossos medos, ressentimentos, amargura, rejeição, falta de perdão, magoa, etc...             
ASSIM PODEMOS ESCOLHER, QUAIS DESSES FRUTOS QUEREMOS COLHER EM NOSSA VIDA
        
•        Os Frutos do Espírito Santo
•        Os frutos da carne.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os sete dons do Espírito Santo

Estes dons são graças de Deus e, só com nosso esforço, não podemos fazer com que cresçam e se desenvolvam. Necessitam de uma ação direta do Espírito Santo para podermos atuar dentro da virtude e perfeição cristã. 

No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria. Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt VII, 7s). 

1. Fortaleza - Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão. Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo. Destes, muitos testemunharam a fé com o sacrifício da própria vida. O Espírito Santo lhes imprimiu o dom da Fortaleza e só isto explica a serenidade com que encontraram a morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater diariamente para alcançar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações. A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinações do coração constantemente dirigem-se para o mal. Resistir a tudo isto requer em primeiro lugar muita oração, força de vontade e combate resoluto. Por esta virtude, a alma se fortalece para praticar toda a classe de atos heróicos, com invencível confiança em superar os maiores perigos e dificuldades com que nos deparamos diariamente. Nos ajuda a não cair nas tentações e ciladas do demônio. 

2. Sabedoria - O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Para alcançarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nisto reside a verdadeira sabedoria que, como os demais, não é um dom que brota de baixo para cima, jamais será alcançada por esforço próprio. É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra. Nos permite entender, experimentar e saborear as coisas divinas, para poder julgá-las retamente. 

3. Ciência - Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência, onde as verdades reveladas e as ciências humanas perdem a sua inerente complexibilidade. Nossas habilidades com as coisas acentuam-se progressivamente em determinadas áreas, conforme nossas inclinações culturais e científicas, sempre segundo os desígnios divinos, mesmo que não nos apercebamos disso. Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus, que é o doador de todos os bens. 

4. Conselho - Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias. Nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem. Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança. As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação. É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo. 

5. Entendimento - Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem. A aparente correlação não significa que quem possui a sabedoria, já traga consigo o entendimento por conseqüência (ou vice-versa). Existe uma clara distinção entre um e o outro. Para exemplificar: Há fiéis que entendem as contemplações do terço, mas o rezam por obrigação ou mecanicamente (Possuem o dom do entendimento). Há outros que, por sua simplicidade, nunca procuraram entender o seu significado, mas praticam sua reza com sabor, devoção e piedade, ignorando seu vasto sentido (possuem o dom da Sabedoria). Este exemplo, logicamente, se aplica às ciências naturais e divinas, logo ao nosso dia-a-dia. Não sendo um conseqüencia do outro, são distintamente preciosos e complementam-se mutuamente, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência e sensível percepção das coisas terrenas, que devem estar sempre direcionadas às coisas celestes. 

6. Piedade - É uma graça de Deus na alma que proporciona salutares frutos de oração e práticas de piedade ensinadas pela Santa Igreja. Nos dias de hoje, considerando a população mundial, há poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárneo de pessoas que tem outra compreensão da vida. Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais consolo lhe dá na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus. Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras. 

7. Temor de Deus - Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus! Santo Anastácio a este respeito dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?". Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador. Por este divino dom, torna-se Deus a pessoa mais importante em nossa vida, onde a alma docemente afasta-se do erro pelo temor em ofendê-Lo com nossos pecados.

Fonte: Catequisar

Pessoal, achei muito interessante postar sobre os dons do Espírito Santo aqui como preparação para o Pentecostes! Esse texto é do site Catequisar e nos lembra a importância dos sete dons de forma muito clara. Inclusive esse texto pode ser distribuído para os catequistas na reunião ou para os crismandos. Espero que gostem. Até a próxima postagem :)

Senhor, derrama sobre nós os dons do teu Santo Espírito!

Catequistas unidos - lista atualizada

LISTA ATUALIZADA DOS CATEQUISTAS UNIDOS!

15/05/2012



1. http://www.catequesenanet.com.br/
2. http://adelinovieira.blogspot.com/
3. http://amandoacatequese.blogspot.com/
4. http://catequistaroberto.blogspot.com.br /
5. http://catequesecomcriancas.blogspot.com/
6. http://catequesecaminhando.blogspot.com/
7. http://catequesecasaforte.blogspot.com/
8. http://catequesechamadodedeus.blogspot.com/
9. http://catequesedeeucaristia.blogspot.com
10. http://catequesedocoracaodejesus.blogspot.com/
11. http://catequeseemrede.blogspot.com/
12. http://catequeseinfantojuvenil.blogspot.com/
13. http://catequesekids.blogspot.com/
14. http://catequesensdasdores.blogspot.com/
15. http://catequeseparavida.blogspot.com/
16. http://catequesisguadalupana.blogspot.com/
17. http://catequistadecca.blogspot.com/
18. http://www.catequistaroberto.com.br/
19.http://caminhandoaoencontrodejesus.blogspot.com/
20. http://deusnaminhafamilia.blogspot.com/
21. http://elanycatequista.blogspot.com/
22. http://ericamagropires.blogspot.com/
23. http://escoladafecasaforte.blogspot.com/
24. http://imaculadacintra.blogspot.com/
25. http://jardimdafe.blogspot.com/
26. http://lucianemaria.blogspot.com/
27. http://oblgdanena.blogspot.com/
28. http://paozinhodoceumaria.blogspot.com/
29. http://pspedrogpuava.blogspot.com/
30. http://reginamurbach-renascer.blogspot.com/
31. http://roneicatequista.blogspot.com/
32. http://semeandocatequese.blogspot.com/
33. http://sentidomaior.blogspot.com/
34. http://silvanetygmdavid.blogspot.com/
35. http://sorrindocomjesus.blogspot.com/
36. http://tiapaulalimeira.blogspot.com/
37. http://rerossini.blogspot.com/
38. http://querosercomunidade.blogspot.com/
39. http://catequista.net/blog/blog2.php
40. http://pequenosfilhosdemaria.blogspot.com/
41. http://www.cresceremcomunhao.blogspot.com
42. http://ninosdacatequese.blogspot.com/
43. http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com/
44. http://nospassosdejesusamor.blogspot.com/
45. http://catequesecomamor.blogspot.com/
46. http://catequistasemeandoamor.blogspot.com/
47. http://andersonribeiro18.blogspot.com/
48. http://parajesuscomics.blogspot.com/
49. http://ministerioparacriancasagudos.blogspot.com/
50. http://catequizandocomjesus.blogspot.com/
51. http://catequistaamadora.blogspot.com.br/
52. http://viveereina.blogspot.com/
53. http://marcinha-criandoarte.blogspot.com.br/
54. http://tiahelenanocoracaodejesus.blogspot.com.br/
55. http://www.catequeserafard.blogspot.com/
56. http://gisele-cristo.blogspot.com/
57. http://www.jardimdaboanova.com.br/
58. http://catequistamarcia.blogspot.com/
59. http://catequesesantaisabel.blogspot.com/
60. http://catequesefeira.blogspot.com/
61. http://catequeseevocacao.blogspot.com/
62. http://catebrincando.blogspot.com/
63. http://cantinhoreligioso-juliana.blogspot.com
64. http://moranguete-ilze.blogspot.com
65. http://catequizandonanet.blogspot.com/
66. http://cateclicar.blogspot.com/
67. http://catequesejovem.blogspot.com/
68. http://catequeseestiva.blogspot.com/
69. http://silviamartinsjesus.blogspot.com/
70. http://lucascatequista.blogspot.com/
71. http://catequesesantabarbara.blogspot.com/
72. http://wwwcatequese-ivani.blogspot.com/
73. http://catequesedesantaterezinha.blogspot.com/
74. http://catequeseaparecida.blogspot.com/
75. http://kantinhodafe.blogspot.com/
76. http://catequeseepartilha.blogspot.com/
77. http://biacatequistaeucaristia.blogspot.com
78. http://cvicentinhos.blogspot.com/
79. http://catequesebalsamodevida.blogspot.com/
80. http://jacozinhodosenhor.blogspot.com
81. http://criarteprajesus.blogspot.com.br/
82. http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/
83. http://www.catequese-psbj.blogspot.com.br/
84. http://jovensmissionariosnanet.blogspot.com/
85. http://turminhadoranchodaspererecas.blogspot.com.br/
86. http://familia-pedrosa.blogspot.com.br/
87. http://www.digaquesoueu.blogspot.com.br/
88. http://catequesetaquari.blogspot.com.br/

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cheios do Espírito Santo - Dinâmica

Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje encontrei uma dinâmica super legal no site Catequisar e vim aqui  mostrar pra vocês! Neste domingo falarei sobre o Espírito Santo e irei usar essa dinâmica que, com certeza, vai me ajudar muito. Espero que vocês gostem!
Objetivo: Perceber a presença do Espírito Santo em nossa vida.
Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: bexigas para todos os participantes.


Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"





Preparação:Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:

- As bexigas sem furo, irão encher normalmente;

- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se;

- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa nao terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rapido que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso nao importa.

Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.

Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em nós.

Autor: Anderson Roberto
Responsável do site www.catequisar.com.br

Gente, através dessa dinâmica podemos dar todo nosso encontro de forma clara e essencialmente animada de modo que todas as crianças, das mais tímidas às mais danadinhas, possam sentir a presença do Espírito Santo de Deus e amá-lo. Não esqueçam do momento de oração que é sempre parte importantíssima do encontro de catequese! Na minha turma de primeira eucaristia as crianças tem 10 à 13 anos, são todos novatos na catequese e vão passar 2 anos comigo, portanto só receberão a primeira eucaristia próximo ano! Então tento, em todos os encontros, fazer com que eles amem a catequese, que amem Jesus, que amem Maria... que se sintam acolhidos, que queiram participar dos encontro, pois fazer as cosias à força não é bom. Todos eles estão muito ansiosos para o dia da primeira eucaristia... eles estão numa idade em que costumam questionar sobre tudo. Domingo passado fizemos um encontro mariano, onde falei sobre a anunciação do anjo à Maria. Gente, vocês não imaginam como eles ficaram atentos e silenciosos, prestando atenção. Até então, eu pensava que eles estavam entendendo e que tudo estava claro. No fim, quando perguntei se eles queriam questionar algo o se tinham alguma dúvida começaram a me fazer tantas perguntas... sempre vinham com um "Por quê" na frente! kkkkkkkkk... Bom, respondi todas as quais eu sabia e que eram pra serem respondidas naquele momento. Outras eu deixei pra uma ocasião mais propícia, e as que eu não sabia fiquei de pesquisar em casa e levar para eles no próximo encontro! Está sendo muito gratificante trabalhar com essa turma, tão mista e tão diferente das que eu já tive experiência. Pra mim é um desafio, mas tenho certeza que estarei toda orgulhosa no dia em que eles receberem pela primeira vez o corpo de Cristo! Então o recado que deixo pra vocês é que, a cada encontro, vocês possam fazer com que os catequizandos sintam-se bem e amados e que amem também. Lembrando que para isso é preciso que os encontros sejam dinâmicos e atrativos, de forma que todos possam participar!
Ah, e se você ainda está preparando o seu encontro sobre Pentecostes, dê uma olhadinha no Blog da Kesia (Jardim da Boa Nova) onde ela fez um post falando sobre uma preparação de encontro sobre este tema. Achei muito legal. Com certeza vocês também vão amar.
Fiquem com Deus! Que o Espírito Santo ilumine a caminhada de cada um de vocês!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atenção!

Olá, gente!
Vim fazer uma breve postagem aqui para dar um pequeno incentivo à vocês, catequistas! A CNBB divulgou em seu site um formulário de cadastro para os catequistas do Brasil. É mito importante que a gente o preencha. E, claro, que divulguemos para os catequistas da nossa paróquia/capela afim de que eles também o façam. Para se cadastrar basta acessar o site clicando aqui e preenchendo os dados.
Fiquem na paz de Jesus e com o amor da Virgem!

domingo, 20 de maio de 2012

A loucura do Espírito Santo



Oi gente! Demorei mas cheguei! Hoje trouxe pra vocês um texto bem legal do catequista Alberto Meneguzzi! Espero que gostem! Bom... estive visitando alguns blogs hoje e, gente, queria dizer que é muito lindo tudo o que vocês postam! Vocês são muito dedicados e sempre capricham nas postagens com reflexões, atividades e dinâmicas para catequistas, bem como para os catequizandos. Estou rezando para que Deus continue abençoando e santificando a missão evangelizadora de vocês! Ainda sou novata com blog catequético e no Catequistas Unidos, e muito antes que eu criasse o Caminhando para o Céu já andava visitando alguns blogs de catequese os quais me ajudaram muito na evangelização das crianças. Agradeço de coração a cada um pela acolhida e motivação! Isso me ajuda muito a estar alegre junto com as crianças. Mas, para ser mais direta... vamos logo ao que interessa! Boa reflexão!

"Somos a loucura do Espírito Santo. Não há outra explicação para a existência destas figuras chamadas "catequistas". Senão vejamos: o que explicaria que tantos homens e mulheres ainda prossigam dando catequese, uma vez por semana, num ambiente onde o que encontram é uma boa parte de crianças e jovens sem nenhum interesse pelas coisas de Deus? O que justificaria que tantos catequistas ainda insistam com a catequese apesar da ausência e da indiferença de tantos pais? Somos, de fato, a loucura do Espírito Santo. Só isso justifica que continuemos dando catequese quando muitos padres, párocos e vigários alardeiam que a catequese é prioridade e muitos, nem se quer aparecem nas reuniões de catequistas, encontros com os pais e até mesmo nos encontros semanais como nossas crianças e jovens.É a loucura do Espírito Santo que nos move, só pode ser. Se não fosse isso o que justificaria o empenho dos catequistas em muitas comunidades onde se quer existe um curso de formação para que possam saber mais das coisas de Deus e da Igreja?É esta loucura que toma conta dos catequistas e que faz com que eles não se importem com a falta de cadeiras, de material a até mesmo de um ambiente mais confortável para a realização dos encontros. São inúmeros catequistas deste imenso país que realizam seus encontros embaixo de árvores, na frente da Igreja, em suas casas e em muitos outros lugares. Qualquer local é um ambiente apropriado, o importante é catequizar com toda a garra e energia possível!O que justificaria que muitas mulheres deixem filhos, maridos e afazeres domésticos, para falar dos projetos de Deus para os filhos dos outros? O que justificaria que tantos jovens deixem as boates, festas, shoppings, internet, faculdade, trabalho, e tantos outros atrativos e compromissos para se dedicarem à tarefa da evangelização?O que justifica esta loucura que é ser catequista? Somos loucos! O catequista é um louco que acredita nas suas loucuras. Jesus também era chamado de louco. Só a rebeldia do Espírito Santo justifica que aceitemos tamanho desafio.É muito mais do que simplesmente o Espírito Santo, mas sim, o seu lado rebelde que estimula o catequista a seguir firme na sua missão. É muita coisa que puxa para o outro lado. O que mais nos estimularia a sermos catequistas se não fosse a força da rebeldia do espírito Santo?" (Alberto Meneguzzi)
Que sejamos loucos, mas que a nossa loucura seja por Cristo!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Oh sangue e água, que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Santa Faustina, rogai por nós

Santa Faustina, rogai por nós

Devotos de Stª Teresinha

Devotos de Stª Teresinha
Paz e Rosas...