Seguidores

sábado, 26 de maio de 2012

Os doze frutos do Espírito Santo

Se o Espírito Santo colocou em nós as admiráveis disposições que são os sete Dons (Ciência, Conselho, Entendimento, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus), foi para que déssemos Frutos. "Eu vos escolhi e vos destinei para que vades e deis Frutos, e o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16), disse Jesus a seus apóstolos. Esse fruto será tanto mais abundante e saboroso quanto mais docilmente o ramo se deixar podar e limpar pelo Vinhateiro Divino (Jesus), aceitando generosamente os pedidos que Ele nos fizer.

DISTINÇÃO ENTRE OS DONS E OS FRUTOS
•        Os Dons são dados, o fruto é gerado.
•        Os Dons vem após o Batismo no espírito Santo, o fruto é na conversão.
•        Os Dons são de fora para dentro, os Frutos vem de dentro para fora.
•        Os Dons já vem completo, o Fruto requer tempo para crescer.
•        Os Dons vem pelo Espírito, os Frutos vem por Jesus.
•        Os Dons são distintos, os Frutos é indivisível.
•        Os Dons confere poder, os Frutos confere autoridade.
•        Os Dons identificam o que fazemos, os Frutos mostra o que somos.
•        O mais interessante é que os Dons podem ser imitados, porem os Frutos nunca será.
OS FRUTOS DO ESPÍRITO
O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir seus Frutos. Quais são os frutos?
A tradição da Igreja enumera doze frutos que são:
1. AMOR
2. ALEGRIA
3. PAZ
4. PACIÊNCIA
5. LONGAMINIDADE
6. BONDADE
7. BENIGNIDADE
8. MANSIDÃO
9. FIDELIDADE
10. MODÉSTIA
11. CONTINÊNCIA
12. CASTIDADE
EIS OS FRUTOS VAMOS CONHECÊ-LOS
AMOR: Alem de ser um fruto que plantamos em nossos corações é o maior sentimento de dedicação absoluta para com o outro, é se doar totalmente ao outro é o nosso imenso Amor ao Pai.
ALEGRIA: A base desse fruto é o fruto do Amor, Deus nos que alegres, pois ele não nos criou para a tristeza, é o prazer de se viver.
PAZ: Com a união do Amor e da Alegria se tem o grande sentimento interno e externo da Paz que Deus nos deixou, é a ausência de medo de culpa a ausência de Guerras.
PACIÊNCIA: Um dos Frutos que nos dá a qualidade de saber esperar, uma virtude que consiste suportar dores, infortúnios com uma tranqüilidade que só Deus suportou.
LONGANIMIDADE: Um dos Frutos difíceis de entender, pois ele esta interligado com a Paciência e a Paz, significa ser magnânimo, grande na alma e generoso, um fruto sobrenatural que é à disposição da alma que nos permite esperar, sem se queixar das amargurar dos planos de Deus de santidade para todos nós. É uma certeza de que se cumprira em nossa alma todos os desígnios eternos de Deus e esta certeza eleva a alma e traz uma Paz que nada pode perturbar.
BONDADE: É simplesmente querer o bem para o outro, mas não basta querer o bem para que o Amor seja eficaz, a Bondade deve nos levar a ter atos concretos para o bem do outro o que nos leva ao fruto da Benignidade.
BENIGNIDADE: É o Amor mostrando compaixão é procurar nunca magoar ninguém, é o ato de fazer o bem sem precisar recompensa por isso.
MANSIDÃO: É o fruto que nos deixa manso perante a Deus, assim nos deixa obediente para com Deus e seus ensinamentos, a Mansidão nos da à vontade para suportarmos as contrariedade com suavidade e sem irritação, sem dar amostras de impaciência e muito menos fúria.
FIDELIDADE: É a qualidade de sermos fiel, leal, honrado, aquele que não falha, a qualidade de sermos verdadeiro, é a uma qualidade sobrenatural que nos inclina a dar ao próximo tudo o que lhe é devido, sob que forma for, é a justiça perfeita, é o que devemos ao próximo, Amor um Amor misericordioso, gratuito, um Amor de boa vontade e um Amor compassivo, um Amor que tem piedade, compaixão.
MODÉSTIA: É um fruto com total ausência de vaidade, total desinteresse de atrair a atenção para si, sobre seus exageros, sobre suas virtudes, Dons ou qualidades, paixão ou beleza, é moderação nas ações e na conduta.
CONTINÊNCIA: É se conter, controle de seus instintos, poder sobre sua própria pessoa, é privar-se dos prazeres tendo assim domino sobre si.
CASTIDADE: A Castidade é o contrário do que muitas pessoas pensam, ser castro, não é simplesmente ser virgem (sentido puro do corpo). Ter o fruto da Castidade é ser fiel para com seu dom, para com sua vocação perante Deus, é ser fiel a suas promessas, a sua Fé. Falando no sentido do significado da palavra Castidade, é ser castro se abstendo assim de relações sexuais. Vivemos assim a nossa Castidade em nossa vocação, por exemplo, ser fiel intimamente para com ao Sacramento do Matrimônio, ser fiel para com seu esposo ou esposa, ser fiel ao Sacramento da Ordem, ser fiel para com Deus, se abstendo assim de relações sexuais, é o fruto do Amor agindo em nós, por isso o fruto da Castidade tem que ser vivido e vivenciado.
FRUTOS DA CARNE QUE NÃO PODEMOS TER
•        Fornicação
•        Impureza
•        Libertinagem
•        Idolatria
•        Superstição
•        Inimizades
•        Brigas
•        Ciúmes
•        Ódio
•        Ambição
•        Discórdia
•        Partidos
•        Invejas
•        Bebedeiras
•        Orgias
•        E outras coisas semelhantes (Gl 5,19)
        
Esses frutos da carne são gerados se colocarmos obstáculos em nossas vidas, esses obstáculos são nossos medos, ressentimentos, amargura, rejeição, falta de perdão, magoa, etc...             
ASSIM PODEMOS ESCOLHER, QUAIS DESSES FRUTOS QUEREMOS COLHER EM NOSSA VIDA
        
•        Os Frutos do Espírito Santo
•        Os frutos da carne.

3 comentários:

  1. Oi Cynthia!Obrigado pela visita,obrigado pela sua amizade,obrigado por partilhar essa postagem tão linda sobre os frutos do Espirito Santo.
    Que o Espirito Santo derrame suas bençãos sobre você.Boa semana na paz do Senhor.
    Beijos! Nena

    ResponderExcluir
  2. Oi Cynthia!Obrigado pela visita,obrigado pela sua amizade,obrigado por partilhar essa postagem tão linda sobre os frutos do Espirito Santo.
    Que o Espirito Santo derrame suas bençãos sobre você.Boa semana na paz do Senhor.
    Beijos! Nena

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cynthia!!! Obrigada por partilhar. Gostei da postagem.
    Parabéns pelo blog. Que o Espírito Santo ilumine sua catequese.

    ResponderExcluir

Que a paz de nosso Senhor e o amor da Virgem Santíssima estejam sempre com você. Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não conseguir comentar com sua conta do Google basta escolher a opção "anônimo" e se identificar ou, se possível, deixar o link do seu blog ou e-mail para que eu possa responder seu comentário!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Oh sangue e água, que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Santa Faustina, rogai por nós

Santa Faustina, rogai por nós

Devotos de Stª Teresinha

Devotos de Stª Teresinha
Paz e Rosas...