Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

São Gregório Magno, rogai por nós!


Ontem (03/09) foi dia de São Gregório Magno. Por isso hoje vamos conhecer um pouquinho sobre ele, grande santo de nossa Igreja! Todo material postado aqui foi retirado do Site Amigos do Céu (programa da Tia Adelita na Canção Nova). Espero que seja de bom uso para todos vocês!

São Gregório Magno nasceu em 540, lá no comecinho do cristianismo. Era de uma família da corte romana muito rica. Foi educado por sua mãe Sílvia e duas de suas tias paternas, a Tarsila e a Emiliana, todas 3 tornaram-se santas, foram beatificadas… 
Com 30 anos, Gregório já era o prefeito de Roma. Nessa de prefeito, doou um convento pra uns pobres monges beneditino e começou a aparecer por lá para rezar com eles. Não deu outra: se apaixonou pela vida religiosa e deixou de ser político pra ser monge.
Só que não demorou muito tempo monge foi escolhido para ser Papa (e nem bispo era). Gregório sempre foi pequeno, magrelo e nunca teve boa saúde, por isso não queria aceitar o cargo de Papa, pensava: vamos que eu morra logo ou coisa parecida… Mas não teve jeito. E acabou um excelente Papa, chamado “o Magno”, que significa o maior de todos em sabedoria, inteligência e caridade. Irado!!!!

Quer ver umas coisas que ele fez como Papa?!
. Gastou toda fortuna que recebeu de herança alimentando os pobres de Roma que estava em decadência, na maior pobreza;
. Enviou Santo Agostinho e outros missionários para evangelizar onde hoje é a Inglaterra e outros lugares que nunca tinham ouvido falar de Jesus até aquela época;

Papa Gregorio envia Santo Agostinho em missão
. Instituiu o celibato entre os padres. São Gregório entendeu que a família é uma missão importante e que quem a abraça não pode apenas lhe dar as sobras de seu tempo, pois o sacerdócio exige dedicação integral;
. Introduziu a oração do Pai-Nosso na Santa Missa;
. Colocou toda a Igreja para cantar. O estilo dessa época ficou conhecido como  “canto gregoriano” em sua homenagem (em algumas igrejas ainda é preservado o canto gregoriano).

Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.
São Gregório chamava a si mesmo de “Servo dos Servos de Deus“, título esse que ainda hoje é usado pelos Papas.
Essas coisas só acontecem na nossa Igreja: foi o maior porque se fez o menor.

São Gregório Magno: Rogai Por nós!

E segue o desenho de São Gregório para colorir:

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz de nosso Senhor e o amor da Virgem Santíssima estejam sempre com você. Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não conseguir comentar com sua conta do Google basta escolher a opção "anônimo" e se identificar ou, se possível, deixar o link do seu blog ou e-mail para que eu possa responder seu comentário!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Oh sangue e água, que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Santa Faustina, rogai por nós

Santa Faustina, rogai por nós

Devotos de Stª Teresinha

Devotos de Stª Teresinha
Paz e Rosas...