Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cheios do Espírito Santo - Dinâmica

Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje encontrei uma dinâmica super legal no site Catequisar e vim aqui  mostrar pra vocês! Neste domingo falarei sobre o Espírito Santo e irei usar essa dinâmica que, com certeza, vai me ajudar muito. Espero que vocês gostem!
Objetivo: Perceber a presença do Espírito Santo em nossa vida.
Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: bexigas para todos os participantes.


Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espirito de Deus habita em vós?"





Preparação:Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:

- As bexigas sem furo, irão encher normalmente;

- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se;

- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa nao terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rapido que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso nao importa.

Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.

Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em nós.

Autor: Anderson Roberto
Responsável do site www.catequisar.com.br

Gente, através dessa dinâmica podemos dar todo nosso encontro de forma clara e essencialmente animada de modo que todas as crianças, das mais tímidas às mais danadinhas, possam sentir a presença do Espírito Santo de Deus e amá-lo. Não esqueçam do momento de oração que é sempre parte importantíssima do encontro de catequese! Na minha turma de primeira eucaristia as crianças tem 10 à 13 anos, são todos novatos na catequese e vão passar 2 anos comigo, portanto só receberão a primeira eucaristia próximo ano! Então tento, em todos os encontros, fazer com que eles amem a catequese, que amem Jesus, que amem Maria... que se sintam acolhidos, que queiram participar dos encontro, pois fazer as cosias à força não é bom. Todos eles estão muito ansiosos para o dia da primeira eucaristia... eles estão numa idade em que costumam questionar sobre tudo. Domingo passado fizemos um encontro mariano, onde falei sobre a anunciação do anjo à Maria. Gente, vocês não imaginam como eles ficaram atentos e silenciosos, prestando atenção. Até então, eu pensava que eles estavam entendendo e que tudo estava claro. No fim, quando perguntei se eles queriam questionar algo o se tinham alguma dúvida começaram a me fazer tantas perguntas... sempre vinham com um "Por quê" na frente! kkkkkkkkk... Bom, respondi todas as quais eu sabia e que eram pra serem respondidas naquele momento. Outras eu deixei pra uma ocasião mais propícia, e as que eu não sabia fiquei de pesquisar em casa e levar para eles no próximo encontro! Está sendo muito gratificante trabalhar com essa turma, tão mista e tão diferente das que eu já tive experiência. Pra mim é um desafio, mas tenho certeza que estarei toda orgulhosa no dia em que eles receberem pela primeira vez o corpo de Cristo! Então o recado que deixo pra vocês é que, a cada encontro, vocês possam fazer com que os catequizandos sintam-se bem e amados e que amem também. Lembrando que para isso é preciso que os encontros sejam dinâmicos e atrativos, de forma que todos possam participar!
Ah, e se você ainda está preparando o seu encontro sobre Pentecostes, dê uma olhadinha no Blog da Kesia (Jardim da Boa Nova) onde ela fez um post falando sobre uma preparação de encontro sobre este tema. Achei muito legal. Com certeza vocês também vão amar.
Fiquem com Deus! Que o Espírito Santo ilumine a caminhada de cada um de vocês!

Um comentário:

  1. Oi Cyntia! Fiquei feliz com sua visita,adorei essa dinâmica,ja tinha preparado o meu encontro de sábado mas, agora vendo esta dinâmica vou mudar e usar sua ideia,é muito boa ,eu trabalho com crianças entre 12 a 13 anos e dizem que não são mais crianças estou com dificuldade em preparar os encontros pois não sei trabalhar com adolescentes mas, se Deus os colocou na minha vida é porque ele confia em mim e seu Espirito sempre me ilumina. obrigado por compartilhar boas idéias. Beijos Nena

    ResponderExcluir

Que a paz de nosso Senhor e o amor da Virgem Santíssima estejam sempre com você. Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não conseguir comentar com sua conta do Google basta escolher a opção "anônimo" e se identificar ou, se possível, deixar o link do seu blog ou e-mail para que eu possa responder seu comentário!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Oh sangue e água, que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Santa Faustina, rogai por nós

Santa Faustina, rogai por nós

Devotos de Stª Teresinha

Devotos de Stª Teresinha
Paz e Rosas...