Seguidores

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Metodologia catequética - Importância na ação catequética

 Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo método está no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizandos, na sua competência quanto ao conteúdo, ao método e à linguagem. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade.” (DNC 172)

1. Importância da Metodologia na ação catequética

Uma das preocupações mais intrigantes para os catequistas é com relação à Metodologia. Cada vez mais nos defrontamos com a necessidade de melhorarmos e crescermos na missão catequética. Ao preparar um encontro catequético sempre vêm à mente aquelas perguntas: “como vou preparar o meu encontro?”, “de que maneira vou trabalhar com os catequizandos?”, “qual o caminho a percorrer?”.
A palavra método é uma palavra de origem grega, méthodos, do grego – odós, que quer dizer caminho, estrada que ajuda a chegar aonde que se quer, isto é, alcançar a meta proposta. O método catequético supõe uma ação de planejamento, o qual requer:

Ø  “Domínio” do conteúdo a ser transmitido (O QUÊ?);
Ø  Conhecimento da realidade e da vida dos catequizandos (QUEM?);
Ø  Objetivos claros e concretos (PARA QUÊ?);
Ø  Discernimento para escolher o melhor caminho, o método mais apropriado (COMO?);
Ø  Capacidade para agendar as datas e administrar bem o tempo (QUANDO?);
Ø  Clareza quanto à razão da sua missão e do caminho a ser percorrido (POR QUÊ?).

A catequese pode ter vários métodos. Assim, como para se chegar a um endereço determinado, pode-se fazer uma longa caminhada, passar por desvios e pontes desnecessários ou encontrar a maneira mais rápida para chegar à meta proposta. Na educação da fé pode acontecer o mesmo. Quando não temos objetivos claros e nem sabemos como realizar o que desejamos, podemos nos perder no caminho sem chegar a alcançar a meta proposta.
Na catequese, precisamos percorrer os caminhos mais adequados para vivenciar um processo eficaz: “Para isto, é preciso não esquecer que além dos objetivos, precisamos ter em mente a realidade em que trabalhamos (rural, periferia, urbana), os destinatários com suas experiências, cultura, idade, os conteúdos a serem refletidos, vivenciados, o uso de uma linguagem adequada, e a comunidade que é fonte, lugar e meta da catequese” (Marlene Bertoldi).
A Conferência de Aparecida fez sobre a caminhada da Igreja Latino-Americana, uma séria reflexão sobre os métodos utilizados pela Igreja na Catequese e na Ação Evangelizadora. Depois de elencar as conquistas e os aspectos positivos (a animação bíblica da pastoral, renovação litúrgica, empenho dos ministros ordenados e dos leigos e religiosos, a ação missionária e a renovação pastoral da Igreja), a conferência apresentou algumas sombras e retrocessos (reducionismos, enfraquecimento da vida cristã, falta de acompanhamento aos leigos, florescimento de espiritualidade de cunho intimista, linguagem distante da Igreja, escassez de vocações, católicos afastados, trânsito religioso, pluralismo religioso, afastamento e falta de coragem e perseverança na fé), dentre os quais, elencamos duas:
Ø  “Percebemos uma evangelização com pouco ardor e sem novos métodos e expressões, uma ênfase no ritualismo sem o conveniente caminho de formação, descuidando outras tarefas pastorais” (DAp 100 c).
Ø  “Na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral persistem também linguagens pouco significativas para a cultura atual e em particular para os jovens. (...) As mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedade” (DAp 100 d).

Tal constatação nos convida a repensar nossa ação catequética, procurando novos caminhos e novos meios para transmitir a mensagem de fé. Sobre a importância do método, convém refletir alguns aspectos inerentes:

  • Método Catequético supõe um caminho a ser trilhado, a ser construído. Como diz o provérbio: “não há caminho pronto, caminho se faz ao caminhar”.
  • O catequista faz parte do Método Catequético: seu jeito de ser, olhar, escutar, falar, sorrir, questionar, trabalhar, pontuar e agir;
  • O Método supõe sempre uma ação comunitária: ele passa pela partilha em grupo e aproveita os espaços onde há reflexão, planejamento, ação e avaliação;
  • Método é uma experiência de convivência e de amizade. O método transforma as pessoas, de desconhecidas a bons amigos. Aqui não há espaço para isolamento, inimizades ou monólogos.
  • Jesus fez do seu seguimento um método bastante eficaz para os seus discípulos. Ele mesmo se colocou como caminho (Jo 14, 6);
  • Método é procedimento: acolher, ver, iluminar, agir, celebrar e avaliar;
  • Método é interação: Fé, Vida e Comunidade;
  • Método é aprendizagem (aprender-fazendo, aprender-ensinando) e oportunidade para aprimorar a escuta (ouvir-rezando; ouvir-sentindo e ouvir-amando).
  • Método é comunicação através da linguagem verbal e não verbal (gestos e símbolos);
Método é ação criativa e dinâmica. É caminho de construção, instrução e desconstrução.


Gente, espero que gostem e aproveitem o tema Metodologia Catequética. A catequista Angela Rocha partilhou no grupo Catequistas Anjos do Brasil - via facebook - um arquivo que decidi trazer para vocês. É grande, por isso vou dividir em partes para postar aqui. Se alguém quiser ele completo o mais breve possível basta enviar um e-mail para cdoficial@hotmail.com.
Tenham todos uma semana maravilhosa e que São João Batista nos ajude a anunciar o Evangelho de Nosso Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz de nosso Senhor e o amor da Virgem Santíssima estejam sempre com você. Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não conseguir comentar com sua conta do Google basta escolher a opção "anônimo" e se identificar ou, se possível, deixar o link do seu blog ou e-mail para que eu possa responder seu comentário!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Oh sangue e água, que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Santa Faustina, rogai por nós

Santa Faustina, rogai por nós

Devotos de Stª Teresinha

Devotos de Stª Teresinha
Paz e Rosas...